MuriciNet

Home
Últimas Notícias
Localização
Anuncie
Contato

A Cidade > História

HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado de Muricí antes de se tornar cidade, fez parte de outras localidades como: a antiga Vila dos Macacos, Imperatriz, Santa Maria Madalena e União dos Palmares. Os antigos moradores foram também os criadores de uma capela para Nossa Senhora da Conceição, que anos mais tarde, em 1829, fora reconstituída por dois frades, Cassiano e João que mudaram a padroeira para Nossa Senhora das Graças. A partir de 1882, Muricí deu início a seu progresso com a inauguração da via férrea, acontecida em dia 12 de novembro do mesmo ano. A freguesia foi criada em 1861, pela Lei nº 382, de 27 de julho, sob a invocação de Nossa Senhora das Graças. Em 16 de março de 1872, pela Lei nº 626, foi criada a vila, sendo desmembrada da vila da Imperatriz, hoje União dos Palmares, efetuando-se sua instalação em 3 de julho do mesmo ano. A Lei nº 15, de 16 de maio de 1892, elevou-a a categoria de cidade.

Muricizeiro - a origem do nome

"A sombra de um muricizeiro bravo que segundo a lenda, fora plantando por um monge Frei Domingos, em 1810, paravam os viajantes, almocreves e ciganos, para descansar e mostrar seus produtos. Recuperadas as forças, partiam em busca de outras povoações, Veio dai o nome que se estendeu ao local, vila e depois cidade".

Murici Futebol Clube

O Murici Futebol Clube é um time de futebol da cidade. Foi fundado em 7 de setembro de 1974. Seu uniforme consiste em camisa verde com gola branca, calção verde e meias verdes. Em 2010 conseguiu seu primeiro título como campeão do campeonato alagoano.

Cachoeira da Tiririca

A cachoeira tem uma queda de cerca de oitenta metros e é um local muito favorável para a prática do rappel, além é claro, de sua beleza e da rica biodiversidade como plantas exóticas (orquídeas e bromélias), pássaros diversos, entre outros animais. Outro esporte de aventura que pode ser praticado é o trekking, pois para se chegar até o alto da cachoeira é preciso fazer uma caminhada de cerca de uma hora e meia por um terreno íngreme e cheio de obstáculos, é bom ter cuidado e atenção, e usar como apoio para a subida pelo meio da mata, os cipós das árvores.

Redes Sociais