MuriciNet

Home
Últimas Notícias
Localização
Anuncie
Contato

Canais > CidadeRSS desta categoria

Data: 19/03/2011    Postado às 13h01

Governo do Estado não renova Convênio e Hospital de Murici pode fechar

Com pelo menos 150 atendimentos por plantão e de 30 a 40 internamentos mensais, o Hospital Municipal Dagoberto Omena, localizado no município de Murici, distante 51 quilômetros de Maceió, que atende a pacientes da Zona da Mata alagoana, corre risco de fechar as portas. O secretário de saúde do município de Murici, José Medeiros, e o diretor da unidade, Francisco Barbosa, descreveram a situação como insustentável.

Os gestores aguardam, desde dezembro, que a Secretaria de Estado da Saúde renove um convênio com a unidade no valor de R$ 75 mil mensais, volume empregado na compra de materiais cirúrgicos, medicamentos, manutenção, como lavanderia e pagamento de parte da folha salarial. Por conta desse impasse, no dia 28 de fevereiro o hospital suspendeu o funcionamento do Centro Cirúrgico, porque não estava conseguindo honrar com os custos. 

“Estamos fazendo um enorme esforço para manter o atendimento normal. Até o momento, não deixamos faltar medicamentos e outros materiais. Estamos com pagamentos de fornecedores atrasados e não sei até quando vamos suportar”, revelou Francisco Barbosa, diretor-geral da unidade. De abril de 2010 até fevereiro deste ano, mais de 400 cirurgias foram realizadas no Hospital Municipal Dagoberto Omena e a suspensão está preocupando a gestão municipal. 

“Antes da renovação do contrato fomos conversar com o secretário de saúde do Estado, Alexandre Toledo, e negociamos o aumento do repasse, que era de R$ 50 mil mensais, justificando os custos, mas até agora só promessa, o processo não foi assinado”, revelou José Medeiros, secretário municipal de saúde. Conforme Fernando Medeiros, o hospital está se mantendo com as sobras das verbas emergenciais destinadas á saúde dos municípios com vítimas da enchente de junho passado.

 

com Melhor Noticia

Mande seu comentário
Seja o primeiro a comentar!

Sem comentários!

Redes Sociais